SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1Rotação de herbicidas em trigo para prevenir a resistência das infestantes em condições MediterrânicasAtividade antifúngica do óleo de alecrim sobre sementes de Phaseolus lunatus índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Ciências Agrárias

versão impressa ISSN 0871-018X

Resumo

IBANHES NETO, Helio F. et al. Germinação e crescimento inicial de culturas e plantas daninhas em resposta a extratos aquosos de Digitaria insularis. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2020, vol.43, n.1, pp.32-56.  Epub 01-Mar-2020. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/rca.18659.

Objetivou-se avaliar a alelopatia de extratos aquosos de Digitaria insularis (capim-amargoso) sobre a germinação e crescimento inicial de culturas e plantas daninhas. Foram realizados três ensaios fatoriais (3x2x3), sendo o fator A as espécies vegetais: - culturas - Glycine max, Zea mays (milho), Phaseolus vulgaris (feijão), e plantas daninhas - Digitaria horizontalis, Echinochloa crusgalli and Bidens pilosa(picão-preto) -, o fator B origem do extrato de Digitaria insularis - raízes e parte aérea (folhas) - e fator C as concentrações de extrato - 0; 50 e 100%. Avaliou-se o percentual de germinação e o comprimento de parte aérea e de raiz das culturas e infestantes acima referidas. Entre as culturas, houve redução na germinação apenas na cultura do feijão (-12,5%) em resposta a 50%. do extrato aquoso radicular de Digitaria insularis O desenvolvimento inicial do milho e do feijão foram prejudicados. Sobre a soja não foram observados efeitos negativos. Entre as plantas daninhas, a espécie mais sensível foi o picão-preto, com reduções na germinação (-41%) e comprimento da parte aérea (-59%) e radicular (-84%) quando as sementes foram expostas a 100% do extrato da parte aérea de Digitaria insularis. As outras espécies de plantas daninhas também apresentaram redução em pelo menos uma das variáveis avaliadas. Em síntese, o efeito alelopático exercido pelo capim-amargoso pode estar relacionado com a sua grande competitividade com as culturas, assim como ao seu caráter dominante em áreas após a sua introdução.

Palavras-chave : Alelopatia; Capim amargoso; interferência; invasibilidade; aleloquímicos..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )