SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1Atividade antifúngica do óleo de alecrim sobre sementes de Phaseolus lunatusFenologia e biometria de frutos em diferentes posições de ramos reprodutivos de Campomanesia adamantium (Cambess.) O. Berg. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Ciências Agrárias

versión impresa ISSN 0871-018X

Resumen

GLORIA, Gerson C. P.; AMADOR, Juciene T.  y  VASCONCELOS, Steel S.. Acurácia de métodos de medição do comprimento radicular de dendê. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2020, vol.43, n.1, pp.81-105.  Epub 31-Ene-2020. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/rca.18167.

Comprimento é uma importante variável para descrever a arquitetura e o crescimento de raízes, mas a medição do comprimento radicular (CR) é extremamente trabalhosa e demorada. Métodos de análise de imagens permitem estimativas confiáveis e rápidas de CR, mastais ferramentas não foram ainda aplicadas ao dendê, uma commodity globalmente relevante. Testamos dois programas computacionais de análise de imagens (Safira e ImageJ) e o método da linha de interseção para estimar o CR de dendê. Consideramos a medição manual de CR como referência para inferir sobre a acurácia dos métodos de análise utilizados. Coletamos amostras de raízes em um plantio de dendê de 10 anos de idade na Amazônia oriental. Usamos as estimativas da análise de imagens para calcular um fator de correção que foi, subsequentemente, aplicado para melhorar as estimativas de CR. Aplicamos o teste t para amostras pareadas (p<0.05) para testar separadamente as estimativas originais e corrigidas de cada método em comparação com a referência. Embora os métodos de análise de imagens e linha de interseção apresentaram acurácia limitada , os fatores de correção melhoraram as estimativas de CR para o ImageJ. Concluímos que o software ImageJ é suficientemente acurado para estimar o comprimento de raízes de dendê quando fatores de correção específicos para cada classe diâmetro são aplicados.

Palabras clave : Elaeis guineensis; análise de imagens; ImageJ; método da linha de interseção; Safira..

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )