SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1Acurácia de métodos de medição do comprimento radicular de dendêAlterações fisiológicas no crescimento inicial de pinheira (Annona squamosa L.) submetida ao stresse hídrico índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Ciências Agrárias

versão impressa ISSN 0871-018X

Resumo

SANTOS, Marília Assis dos et al. Fenologia e biometria de frutos em diferentes posições de ramos reprodutivos de Campomanesia adamantium (Cambess.) O. Berg. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2020, vol.43, n.1, pp.105-129.  Epub 16-Out-2019. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/rca.18153.

A fenologia é muito importante para o entendimento dos ciclos das plantas, a repetição de eventos biológicos e as causas desses ciclos em relação a fatores abióticos e bióticos. Diante disto, objetivou-se com este trabalho avaliar a época de ocorrência e intensidade das fases fenológicas vegetativas e reprodutivas e suas correlações com fatores externos e a influência da radiação fotossinteticamente ativa na biometria de frutos de Campomanesia adamantium (Cambess.) O. Berg. O estudo foi conduzido em fazenda localizada no município de Rio Verde-GO, Brasil. A caracterização da fenologia foi feita em dez indivíduos adultos. As observações fenologia das fases fenológicas vegetativas foram feitas mensalmente e os eventos fenológicos, reprodutivos, semanalmente. Foram utilizados dois métodos para o registro dos eventos fenológicos: o percentual de intensidade de Fournier e o índice de atividade. Foram feitas também avaliações do número total e diâmetros transversal e longitudinal dos frutos de dois ramos por planta com maior e menor incidência de radiação. Verificou-se atividade de folhas jovens e adultas em Campomanesia adamantium em quase todo o período de estudo, exceto nos meses de maio e agosto, para folhas jovens. A presença de brotos também foi bastante intensa durante o período. Observou-se um ciclo de fenofases de reprodução rápido e intenso entre os meses de outubro e janeiro para C. adamantium. A incidência da radiação interferiu na dimensão e produção dos frutos. Frutos desenvolvidos em ramos de sombra tiveram número reduzido e valores biométricos inferiores em relação àqueles que cresceram em ramos de sol.

Palavras-chave : Gabiroba; Adaptação da planta; Myrtaceae; Cerrado; Irradiância.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )