SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1Adubação potássica na qualidade de pêssegosAtividade inseticida de extratos vegetais em Dysmicoccus brevipes sobre abacaxi índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Ciências Agrárias

versão impressa ISSN 0871-018X

Resumo

SALUME, Jamilli et al. Decomposição e libertação de nutrientes de resíduos de culturas herbáceas num pomar de pereiras. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2020, vol.43, n.1, pp.159-174.  Epub 24-Jan-2020. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/rca.18391.

O objetivo do estudo foi avaliara dinâmica de decomposição de resíduos de culturas num pomar de pereiras no Brasil. Resíduos de aveia, nabo forrageiro, azevém e vegetação espontânea foram adicionados em sacos de decomposição depositados à superfície do solo nas linhas de cultivo das pereiras. Após 0, 21, 36, 56 e 136 dias, a matéria seca e os teores de carbono, lignina, celulose, componentes não estruturais e nitrogênio (N), fósforo (P), potássio (K), cálcio (Ca) e magnésio (Mg) foram determinados. Os resíduos de vegetação espontânea apresentaram o maior tempo de semi-vida em comparação com as culturas de cobertura cultivadas, enquanto os resíduos de aveia apresentaram as taxas de decomposição da matéria seca mais rápidas (2-3 vezes maior). O nabo forrageiro e o azevém apresentaram os maiores teores de matéria seca remanescente (26-36%) e a maior liberação de nutrientes. Os resíduos de nabo forrageiro e azevém liberaram 85 kg N ha-1, 67 kg P ha-1, 48 kg K ha-1, 16 kg Ca ha-1 e 9 kg Mg ha-1. O nabo forrageiro poderá beneficiar a nutrição mineral de fruteiras, enquanto a vegetação espontânea poderá contribuir para proteger o solo da erosão e para aumentar o teor de carbono orgânico acumulado no solo num longo prazo.

Palavras-chave : taxa de decomposição; bolsas de decomposição; liberação de nutrientes; Pyrus communis L.cv. Rocha.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )