SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1Decomposição e libertação de nutrientes de resíduos de culturas herbáceas num pomar de pereirasReação de genótipos de feijoeiro a Meloidogyne incognita, M. javanica e M. enterolobii índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Ciências Agrárias

versión impresa ISSN 0871-018X

Resumen

LIRA, Josélia A. et al. Atividade inseticida de extratos vegetais em Dysmicoccus brevipes sobre abacaxi. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2020, vol.43, n.1, pp.175-192.  Epub 27-Nov-2019. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/rca.17598.

Dysmicoccus brevipes é um inseto que pode causar perdas na cultura do abacaxizeiro. Assim, é necessário o estudo de medidas alternativas ao controle químico. O objetivo neste estudo foi avaliar a atividade inseticida de extratos de Azadiractha indica e Cyperus iria sobre D. brevipes em abacaxizeiro. Realizaram-se testes de: colonização de D. brevipes e crescimento das plantas de abacaxizeiro; mortalidade deste inseto pela aplicação direta dos extratos e por contato residual, com cinco repetições em delineamento inteiramente casualizado. Cada repetição foi composta por uma planta para o teste de colonização de D. brevipes e crescimento das plantas, e uma placa de Petri com dez ninfas fêmeas de segundo instar para os testes de mortalidade de D. brevipes por aplicação direta dos extratos e por contato residual. Os tratamentos foram: 1) testemunha 1 (água); 2) testemunha 2 (inseticida Evidence( WG, imidacloprid 700 g kg-1); 3) e 4) extrato aquoso de A. indica a 5% e 10%, respectivamente; 5) e 6) extrato aquoso de C. iria a 5% e 10%, respectivamente. Os dados coletados foram submetidos à análise de variância e teste de comparação de médias de Scott-Knott, com nível de 5% de significância. Verificou-se que os extratos A. indica a 10% e C. iria a 5% e 10% pulverizados uma única vez em plantas de abacaxizeiro afetam negativamente a população de D. brevipes, não interferindo no crescimento inicial das plantas de abacaxizeiro, tendo, portanto, um potencial para serem utilizados no Manejo Integrado de Pragas, associados a outros métodos de controle.

Palabras clave : cochonilha-algodão; nim; Cyperus iria; Ananas comosus.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )