SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1Atividade inseticida de extratos vegetais em Dysmicoccus brevipes sobre abacaxiMétodos geoestatísticos e determinísticos na espacialização da altura dominante em povoamento de eucalipto índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Ciências Agrárias

versão impressa ISSN 0871-018X

Resumo

BRIDA, Andressa Lima De; BELLE, Cristiano; RAMOS, Rodrigo Ferraz  e  WILCKEN, Silvia Renata Siciliano. Reação de genótipos de feijoeiro a Meloidogyne incognita, M. javanica e M. enterolobii. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2020, vol.43, n.1, pp.193-205.  Epub 19-Fev-2020. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/rca.18152.

O feijoeiro (Phaseolus vulgaris) é uma das principais culturas produzidas no Brasil. Sua produtividade é comprometida por diversas enfermidades, incluindo as causadas pelos nemátodes-das-galhas (NGR, Meloidogyne spp.). Três ensaios foram conduzidos em estufa com o objetivo de avaliar o comportamento de sete genótipos (C2-1-6-1-1, C4-8-1-1, PR11-6-4-1-2 Pr11-6-4-1-2, IAC-Alvorada, IAC-Diplomata e IAC-Una) de feijão a Meloidogyne incognita, M. javanica e M. enterolobii. O tomateiro (Solanum lycopersicum) cv. Rutgers foi utilizado como controlo para comprovar a viabilidade do inóculo. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com oito tratamentos e cinco repetições por tratamento. Para a comprovação dos resultados, os três ensaios foram repetidos no tempo, seguindo a mesma metodologia. O solo foi inoculado com 5.000 ovos + juvenis de segundo estádio (J2) de cada espécie de nemátode por vaso. As variáveis, índice de galhas (IG) e de massas de ovos (IMO) e o fator de reprodução (FR) foram determinados 60 dias após a inoculação. Os genótipos de feijão C4-8-1-1 e C2-1-6-1-1 foram resistentes a M. incognita e a M. javanica, respectivamente. Nenhum genótipo foi resistente a M. enterolobii nos dois ensaios. Os restantes genótipos de feijão foram suscetíveis às espécies de nemátodes estudadas. Os genótipos resistentes (C4-8-1-1 e C2-1-6-1-1) poderão ser utilizados em áreas de cultivo infestadas com M. incognita e M. javanica, respectivamente, ou usados como fontes de resistência em programas de melhoramento genético.

Palavras-chave : nemátodes-das-galhas; Phaseolus vulgaris; resistência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )