SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número2Determinação da salinidade e sodicidade do solo por métodos de indução eletromagnéticaEstratégias de manejo para melhoria da camada de enraizamento profunda de um Latossolo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Ciências Agrárias

versión impresa ISSN 0871-018X

Resumen

CASTANHEIRA, Nádia L. et al. Modelação da dinâmica da água e de sais no solo e previsão de riscos de salinização na Lezíria (Portugal) em resposta a diferentes qualidades da água de rega. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2020, vol.43, n.2, pp.21-47.  Epub 16-Jun-2020. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/rca.19646.

O controlo e a mitigação dos fenómenos de salinização e/ou sodização dos solos são considerados um dos principais desafios da agricultura de regadio. Em Portugal, a Lezíria Grande de Vila Franca de Xira é uma região com riscos de salinização e sodização do solo acrescidos pela sua localização costeira e com influência das marés. Neste estudo, pretendeu-se avaliar a dinâmica da água e dos sais num Fluvissolo com rotação de milho e azevém anual e avaliar futuros riscos de salinização do solo induzidos pela rega. Este estudo iniciou-se com a calibração do modelo Hydrus-1D para prever o teor de água no solo e o transporte de solutos com medições de campo (de Junho 2017 a Outubro 2018). O Hydrus-1D simulou com sucesso o teor de água no solo (RMSE= 0.019 m3m-3 e R2= 0.94), o teor de sólidos dissolvidos (TDS) no solo (RMSE= 0.212 g L-1 e R2= 0.77) e a redução na absorção de água pelas raízes devido ao stress osmótico. Em seguida, o modelo foi usado na previsão de riscos de salinização do solo com uma análise de cenários considerando diferentes qualidades da água de rega (ECw de 1.5, 3 e 5 dS m-1). Observou-se que com a subida da ECw para 5 dS m-1, a concentração média de solutos no perfil de solo explorado pelas raízes aumenta para níveis superiores aos tolerados pela cultura de milho. O Hydrus-1D simulou o teor de água no solo e o teor de sólidos dissolvidos no solo com sucesso e é uma ferramenta muito útil no planeamento e gestão da rega e na previsão de riscos de salinidade do solo.

Palabras clave : salinidade; modelação; dinâmica de sais; simulação de riscos.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )