SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número2Comprimento de plântulas de soja e milho influenciadas pelo vigor e tamanho das sementesArmazenamento de sementes de Crambe abssynica Hoechst após secagem em diferentes temperaturas índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Ciências Agrárias

versão impressa ISSN 0871-018X

Resumo

TUNES*, Carla Dias et al. Desempenho fisiológico de sementes de soja (Glycine max (L.) Merr) tratadas com produtos fitoquímicos em vários substratos de germinação. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2020, vol.43, n.2, pp.104-122.  Epub 07-Jul-2020. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/rca.19755.

Não havendo normas padronizadas para realização de testes laboratoriais com sementes de soja tratadas quimicamente, objetivou-se avaliar o desempenho fisiológico de sementes de soja tratadas por produtos fitoquímicos nos substratos padrão (rolo de papel e entre areia) indicados pelas Regras para Análise de Sementes e em substratos classificados como alternativos (vermiculita entre papel e areia entre papel). Para isso, foram utilizadas sementes de diferentes cultivares de soja tratadas com fungicidas e/ou inseticidas (Maxim Advanced®, CropStar®, Rocks® e Cruiser® 350 FS), semeadas nos substratos padrões e em substratos alternativos. O estudo foi realizado em delineamento inteiramente casualizado em esquema bifatorial, com quatro repetições. Foram avaliadas as variáveis primeira contagem, plântulas anormais e germinação. As cultivares ‘Elite IPRO’ e ‘2606 IPRO’ apresentaram interação dos fatores com resultados inferiores quanto à qualidade fisiológica das sementes tratadas com imidacloprido+tiodicarbe, enquanto ‘7161 RR’, também com interação significativa, pouco variou entre tratamentos. ‘6410 IPRO’, ‘7062 IPRO’ e ‘15630 IPRO’ apresentaram indícios de relação negativa na presença do ingrediente ativo imidacloprido com destaque positivo para o uso do substrato areia em detrimento do papel. A cultivar ‘7209 IPRO’ apresentou-se mais estável, sem interação significativa, mas com melhores resultados para sementes não tratadas e tratadas com tiametoxam, assim como para o substrato areia. É possível constatar divergências entre as cultivares e efeitos negativos de produtos contendo imidacloprido, principalmente no substrato papel.

Palavras-chave : Glycine max; tratamento químico; Regras para Análise de Sementes.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )