SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número2Desempenho fisiológico de sementes de soja (Glycine max (L.) Merr) tratadas com produtos fitoquímicos em vários substratos de germinaçãoComposição mineral dos frutos de cinco cultivares de marmeleiro na região de Alcobaça índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Ciências Agrárias

versão impressa ISSN 0871-018X

Resumo

AMARO, Hugo Tiago R. et al. Armazenamento de sementes de Crambe abssynica Hoechst após secagem em diferentes temperaturas. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2020, vol.43, n.2, pp.123-143.  Epub 14-Jul-2020. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/rca.20101.

Objetivou-se com o presente trabalho avaliar a qualidade fisiológica das sementes de crambe, cultivar ‘FMS Brilhante’, após secagem em diferentes temperaturas e submetidas ao armazenamento. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, com quatro repetições. Após a colheita, as sementes foram limpas e, em seguida, foram submetidas à secagem em diferentes temperaturas (ar natural e artificial a 30, 45 e 60 °C), até atingirem 10% de teor de água. As sementes foram acondicionadas em embalagem de papel e armazenadas, durante 12 meses, em sala climatizada com temperatura média de 20 ºC e umidade relativa próxima aos 55%. No início do armazenamento e após 4, 8 e 12 meses, foram determinados o grau de umidade, a germinação e o vigor (primeira contagem de germinação, emergência de plântulas e condutividade elétrica das sementes). As sementes de crambe cultivar ‘FMS Brilhante’ apresentaram dormência pós-colheita, sendo quebrada durante o armazenamento. A secagem artificial a 30 e 45 °C não afetou o desempenho fisiológico das sementes durante o armazenamento. A secagem a 60 ºC foi nociva para a qualidade de sementes de crambe, independentemente do período de armazenamento. O desempenho fisiológico das sementes decresceu após oito meses de armazenamento.

Palavras-chave : biodiesel; crambe; germinação; viabilidade; vigor.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )