SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número2Composição mineral dos frutos de cinco cultivares de marmeleiro na região de AlcobaçaAumentar as competências dos agricultores para a prática de uma agricultura sustentável índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Ciências Agrárias

versión impresa ISSN 0871-018X

Resumen

LIMA, Rogério B. de; LIMA, Sabrina M. B. S. B. de; CALVI, Miquéias F.  y  MORAIS, Vinicius A.. Perda de vegetação e Políticas Públicas: Estudo de uma Área de Assentamento de Reforma Agrária na Amazônia Meridional. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2020, vol.43, n.2, pp.169-188.  Epub 12-Mayo-2020. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/rca.19992.

As famílias beneficiárias da reforma agrária, alocadas em um novo projeto de assentamento, enfrentam dificuldades de subsistência. Apesar de sua importância social e econômica, a criação dos assentamentos tem se tornado ponto de discussão, como um dos grandes responsáveis pelo desmatamento da Amazônia. A pesquisa objetivou quantificar e avaliar o desmatamento no Projeto de Assentamento São Pedro, município de Paranaíta, Estado do Mato Grosso (Brasil), no intervalo de 22 anos, para entender até que ponto a política da reforma agraria está relacionada com o crescimento do desmatamento. O estudo da evolução do desmatamento baseou-se em análises comparativas a partir de mapas temáticos dos anos de 1997 a 2018, elaborados por meio do sensoriamento remoto. No ano de criação, a área era constituída em 91,51% de vegetação e apenas 8,49% de áreas desmatadas. Já em 2018, a situação é o inverso, 82,73% da área total está desmatada o que equivale a 28.869,58 ha, com uma média 1.312,25 ha/ano. Os maiores índices de desmatamento foram apresentados nos anos de liberação e aplicação do crédito agrícola através do Pronaf, permitindo concluir que a ausência ou insuficiência das medidas da política agrícola nacional, destinadas às famílias assentadas, exerce efeito direto nos índices de desmatamento.

Palabras clave : Desmatamento; Amazônia brasileira; Pecuária bovina; Desenvolvimento Social.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )