SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número2Perda de vegetação e Políticas Públicas: Estudo de uma Área de Assentamento de Reforma Agrária na Amazônia Meridional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Ciências Agrárias

versión impresa ISSN 0871-018X

Resumen

SILVA, Luis L.; BAPTISTA, Fátima; CRUZ, Vasco F.  y  SILVA, José R. Marques da. Aumentar as competências dos agricultores para a prática de uma agricultura sustentável. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2020, vol.43, n.2, pp.189-217.  Epub 03-Jul-2020. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/rca.19942.

De modo a praticar uma agricultura sustentável, os agricultores devem adotar práticas corretas e respeitadoras do ambiente, utilizando a tecnologia adequada e cumprindo a regulamentação da UE para uma agricultura sustentável. Os desenvolvimentos recentes da ciência e da tecnologia, que poderiam ser um valor acrescentado para a gestão das culturas e da terra, continuam a não ser utilizados em muitas situações por não terem chegado ao conhecimento dos agricultores ou estes não terem sido treinados para os utilizar. O objectivo deste estudo foi o de definir competências no domínio da tecnologia agrícola, em áreas onde ocorreram avanços tecnológicos que podem ajudar os agricultores a praticar uma agricultura mais sustentável. Foram identificadas seis áreas principais: 1) Agricultura de precisão; 2) Proteção integrada; 3) Reutilização agrícola de resíduos orgânicos; 4) Rega gota-a-gota e tecnologias de conservação da água; 5) Energias renováveis e 6) Bioenergia e culturas energéticas. Para cada uma destas áreas foram definidas competências específicas com enfâse na sensibilização sobre os aspectos da sustentabilidade na agricultura e na introdução aos principais desenvolvimentos tecnológicos. Estas competências foram depois utilizadas no desenvolvimento de um novo programa de formação profissional para agricultores, cujos cursos de formação decorreram durante o ano de 2019 na Grécia, Itália e Portugal, para um total de cerca de 600 agricultores.

Palabras clave : agricultura sustentável; formação profissional; competências; tecnologia; ambiente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )