SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue3Structure and dispersal syndromes of arboreal vegetation in native forest and agroforest in Southern Amazon author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Ciências Agrárias

Print version ISSN 0871-018X

Abstract

MASCARENHAS¹, Nágela M. H. et al. Modelos de agricultura sustentável: biodinâmica e sistema silvipastoril. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2020, vol.43, n.3, pp.228-245.  Epub Sep 01, 2020. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/rca.20853.

O objetivo desta revisão foi comparar dois modelos de agricultura sustentáveis, demostrando as vantagens e desvantagens de ambos, correlacionando-os entre si. As diversas práticas agrícolas contemporâneas compreendem modelos alternativos de agricultura, como permacultura, agricultura biológica, orgânica, biodinâmica, que são consideradas sustentáveis, e modelos intensivos de produção, que apresentam vários pontos negativos, contrastando com os modelos alternativos. A busca por uma agricultura menos agressiva ao meio ambiente, que permaneça produtiva em longo prazo, tem sido uma preocupação constante de pesquisadores e produtores. Os modelos de agricultura assemelham-se entre si, o que os difere são apenas algumas práticas que não são permitidas em todos, e suas bases de fundamentação. Nesta revisão dois modelos foram mais abordados de forma simplificada, para a percepção dos seus conceitos e de suas bases fundamentais, mostrando o que os diferencia, e que mesmo assim os leva para um mesmo objetivo, criar um ecossistema independente de recursos externos.

Keywords : lavoura-pecuária; manejo agroecológico; sustentabilidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )