SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número3Estrutura e síndromes de dispersão da vegetação arbórea em floresta nativa e agrofloresta, na Amazônia Meridional índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Ciências Agrárias

versão impressa ISSN 0871-018X

Resumo

MASCARENHAS¹, Nágela M. H. et al. Modelos de agricultura sustentável: biodinâmica e sistema silvipastoril. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2020, vol.43, n.3, pp.228-245.  Epub 01-Set-2020. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/rca.20853.

O objetivo desta revisão foi comparar dois modelos de agricultura sustentáveis, demostrando as vantagens e desvantagens de ambos, correlacionando-os entre si. As diversas práticas agrícolas contemporâneas compreendem modelos alternativos de agricultura, como permacultura, agricultura biológica, orgânica, biodinâmica, que são consideradas sustentáveis, e modelos intensivos de produção, que apresentam vários pontos negativos, contrastando com os modelos alternativos. A busca por uma agricultura menos agressiva ao meio ambiente, que permaneça produtiva em longo prazo, tem sido uma preocupação constante de pesquisadores e produtores. Os modelos de agricultura assemelham-se entre si, o que os difere são apenas algumas práticas que não são permitidas em todos, e suas bases de fundamentação. Nesta revisão dois modelos foram mais abordados de forma simplificada, para a percepção dos seus conceitos e de suas bases fundamentais, mostrando o que os diferencia, e que mesmo assim os leva para um mesmo objetivo, criar um ecossistema independente de recursos externos.

Palavras-chave : lavoura-pecuária; manejo agroecológico; sustentabilidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )