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Revista de Ciências Agrárias
versão impressa ISSN 0871-018X
Resumo
RAMOS, Caroline; PIZAIA, Marcia; CALDARELLI, Carlos e CAMARA, Marcia. Competitividade e inserção da soja brasileira no mercado internacional. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2020, vol.43, n.spe1, pp.61-70. Epub 01-Dez-2020. ISSN 0871-018X. https://doi.org/10.19084/rca.19022.
RESUMO
Este artigo tem por objetivo analisar a competitividade e inserção da soja brasileira no mercado externo, de 2008 a 2016. Para o efeito foram utilizados o Índice de Vantagem Comparativa Revelada Simétrica (IVCRS), o Índice Orientação Regional (IOR) e o método Constant Market Share (CMS). Os resultados obtidos do IVCRS revelaram que apesar dos Estados Unidos serem o principal exportador da cultura, a vantagem comparativa do Brasil e da Argentina é maior na atualidade. O CMS permitiu identificar as principais fontes de crescimento das exportações brasileiras do complexo soja, tendo as taxas de competitividade subido de 20,38 para 63,67%, indicando que as altas taxas de exportações brasileiras são responsáveis pela competitividade do Brasil no produto. O IOR revelou os principais destinos das exportações brasileiras do complexo soja. Para a soja em grão, foi notável a forte tendência das exportações para China. As exportações de farelo de soja apresentaram-se desconcentradas e as de óleo de soja decresceram. Conclui-se que as exportações do complexo soja aumentaram significativamente graças à competitividade brasileira, havendo concentração só em um produto, a soja em grão.
Palavras-chave : IVCRS; IOR; Constant Market Share.