SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número especial 2Estimativa quantificada dos subprodutos do castanheiro e algumas utilizações potenciaisBioecologia e estragos de monosteira, Monosteira unicostata (Mulsant & Rey), em amendoais em Trás-os-Montes índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Ciências Agrárias

versão impressa ISSN 0871-018X

Resumo

SANTOS, António; LOPES, Arminda; MARTINS, Sérgio  e  COSTA, Cristina Amaro da. Avaliação preliminar da diversidade e abundância de artrópodes num pomar de aveleiras. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2020, vol.43, n.spe2, pp.61-70.  Epub 01-Dez-2020. ISSN 0871-018X.

A biodiversidade funcional é uma mais-valia para os sistemas agrícolas, em particular pelo papel que desempenha na promoção de vários serviços do ecossistema, designadamente a limitação natural dos inimigos das culturas. A biodiversidade de artrópodes associados à cultura da aveleira em Portugal, em particular no que se refere à fauna auxiliar, é pouco conhecida, resumindo-se a listagens das pragas mais relevantes. Neste sentido, com o objetivo de contribuir para a conservação e promoção da biodiversidade funcional, na cultura da aveleira, importa conhecer a diversidade e abundância de artrópodes deste agroecossistema. O trabalho foi desenvolvido no pomar de aveleiras da Estação Agrária de Viseu, conduzido em modo de produção biológico. Procedeu-se à recolha de artrópodes, quinzenalmente, entre maio e agosto de 2018, através da técnica das pancadas, após o que foram triados em laboratório e separados por ordens, morfotipos e tipos funcionais (predadores, parasitóides, fitófagos, detritívoros e “indiferentes”). Capturaram-se 1557 artrópodes pertencentes a 9 ordens da classe Insecta (88% dos exemplares) e à classe Arachnida (ordem: Araneae). Relativamente à classe Insecta, as ordens mais abundantes foram: Hemiptera - subordem Heteroptera, (Anthocoridae e Miridae), Coleoptera (maior número de morfotipos, em particular da família Coccinelidae) e, ainda, Hymenoptera, Dermaptera e Neuroptera.

Palavras-chave : frutos secos; entomofauna; biodiversidade funcional; Corylus avellana.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )