SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número especial 2Biodiversidade de artrópodes associados à copa de amendoeiras num amendoal em modo de produção integrada em Trás-os-Montes, PortugalEfeito da torra e temperatura de conservação nas características físico-químicas e sensoriais de miolo de amêndoa da variedade tradicional Duro Italiano índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Ciências Agrárias

versión impresa ISSN 0871-018X

Resumen

GRAEFF, Francieli et al. Caracterização físico-química de dez variedades de amêndoa (Prunus dulcis). Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2020, vol.43, n.spe2, pp.91-100.  Epub 19-Dic-2020. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/rca.19692.

O presente trabalho teve como objetivo caracterizar físico-quimicamente 10 variedades de amêndoa (Francesas, Espanholas e Portuguesas), colhidas na região de Trás-os-Montes. Sob o ponto de vista físico, verificou-se que a variedade Portuguesa ‘Duro Italiano’ foi aquela que apresentou os frutos com menor massa (2,6 ± 1,1 g) e largura (18,7 ± 2,1 mm). Pelo contrário, as variedades ‘Ferraduel’ (Francesa), ‘Marinada’ (Espanhola) e ‘Pegarinhos’ (Portuguesa) foram as que apresentaram maiores frutos. Em relação à composição nutricional, verificou-se uma grande variação nos teores de humidade (3,8 ± 0,3 a 30,6 ± 0,3 g/100g matéria fresca (m.f.), correspondente às variedades ‘Vayro’ (Espanhola) e ‘Ferraduel’, respetivamente), provavelmente devido a diferentes períodos de colheita e tempos de secagem aplicados pelos produtores. Não foram observadas diferenças significativas entre as variedades analisadas no que se refere à gordura. Os valores de proteína e cinzas variaram entre 15,8-20,5 e 2,4-3,8 g/100g matéria seca (m.s), respetivamente. No que diz respeito à estabilidade oxidativa do fruto, não se observaram diferenças significativas. Como conclusão geral, as variedades analisadas (estrangeiras e Portuguesas) não se distinguiram de forma evidente entre elas, sendo necessário, no futuro, realizar mais estudos em relação a outros parâmetros.

Palabras clave : Amêndoas; Prunus dulcis; Variedades; Composição nutricional; Estabilidade oxidativa.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )