SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número1Antioxidante e giberelina no cultivo in vitro de Eugenia involucrata DC.Biocontrole in vitro de Trichoderma spp. para os patógenos Rhizoctonia solani, Fusarium oxysporum e Curvularia lunata índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Ciências Agrárias

versão impressa ISSN 0871-018X

Resumo

LIMA, Alysson Gomes de et al. Desenvolvimento inicial de plântulas de palma forrageira oriundas da técnica de fracionamento de cladódio. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2021, vol.44, n.1, pp.51-60.  Epub 01-Mar-2021. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/rca.20634.

Considerando a necessidade do restabelecimento de campos de palma forrageira resistente a cochonilha do carmim, pretendeu-se avaliar o método de propagação pelo fracionamento do cladódio das variedades Orelha de elefante (Opuntia stricta L Haw) e Baiana (Nopolea cochenillifera Salm Dick). Utilizou-se cladódios fracionados obtendo-se três tratamentos constituídos pelas frações do terço superior (Ts), terço médio (Tm) e terço inferior (Ti) dos cladódios usados como partes vegetativas para as mudas. As divisões dos tratamentos corresponderam a 180 mudas, sendo 90 Orelha de elefante e 90 Baiana distribuídas em sacos de mudas de forma casualizada. Mudas oriundas da fração inferior dos cladódios apresentam maior acumulação de matéria seca, porém uma maior quantidade de brotos é observada nas mudas oriundas da fração mediana do cladódio, independentemente da cultivar de palma forrageira. Em ambas as espécies e tratamentos estudados o enraizamento foi superior a 90% o que denota a viabilidade da técnica do fracionamento como meio rápido e prático de se obter maior quantidade de mudas por cladódio para plantio na palma forrageira.

Palavras-chave : Nopolea cochenillifera; Opuntia stricta; Semiárido; Cultura forrageira.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )