SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue1Productivity, quality and composition of soybean seeds in storage as a function of boron doses at different phenological stagesMathematical modeling and thermodynamic properties in drying okra author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Ciências Agrárias

Print version ISSN 0871-018X

Abstract

VELOSO, Abel et al. Influência das Condições de Conservação na Qualidade dos Pêssegos das cultivares ‘Royal Time’ e ‘Royal Summer’. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2021, vol.44, n.1, pp.81-90.  Epub Mar 15, 2021. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/rca.21781.

O pêssego é um fruto climatérico, altamente perecível, cuja firmeza diminui rapidamente dependendo da temperatura de conservação. A refrigeração é o processo utilizado para atrasar a maturação e manter a qualidade embora, em muitos casos, a temperatura de refrigeração não seja otimizada. Este trabalho pretende caracterizar as condições de refrigeração (temperatura e humidade) das câmaras de três produtores de pêssego da Beira Interior. Adicionalmente, pretende também relacionar essas condições com a evolução da qualidade dos frutos utilizando duas cultivares - Royal Summer e Royal Time - com data de colheita semelhante, mas teor de acidez distinto. As três câmaras de refrigeração monitorizadas corresponderam a condições bastante diferentes de temperatura, nomeadamente, 8,29±3,53°C (local C), 5,50±0,88°C (local G) e 0,80±0,83°C (local L), mas semelhantes em termos de humidade que está compreendida entre 90% e 98%. À colheita, as maiores diferenças observadas foi a firmeza e acidez. A firmeza dos pêssegos da ‘Royal Summer’ foi de 6,61 kgf e a da ‘Royal Time’ foi de 5,20 kgf. Para todas as condições de conservação, a firmeza diminuiu mais rapidamente na ‘Royal Time’. Os resultados sugerem que, em geral, os produtores usam intervalos de temperatura inadequados para períodos de conservação longos. Contudo, considerando períodos curtos, entre 7 dias, as condições observadas no local G permitiram manter a qualidade como firmeza e perda de peso, sem se observarem danos por frio. Simultaneamente, permitem economizar energia o que é um objetivo internacional e contribui para a diminuição dos custos de produção.

Keywords : Prunus persica; postharvest; peach firmness; loss of weight; temperature refrigeration; chilling injury.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )