SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número1-2Filosofia da agronomia: uma proposta de análise epistemológicaCinética de secagem e qualidade fisiológica de sementes de milho índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Ciências Agrárias

versão impressa ISSN 0871-018Xversão On-line ISSN 2183-041X

Resumo

SELHORST, Bianca Souza et al. Formas de P em Latossolo Vermelho-Amarelo sob pastagem após dois e sete anos da adubação fosfatada. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2022, vol.45, n.1-2, pp.11-20.  Epub 22-Maio-2022. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/rca.19451.

Em solos mais intemperizados como os Latossolos, o uso de adubações fosfatadas, pode garantir a maior disponibilidade de fósforo para as plantas. Esse estudo teve por objetivo avaliar as formas de fósforo no solo Latossolo Vermelho-Amarelo sob pastagem após dois e sete anos a aplicação de doses de superfosfato simples. Os tratamentos eram compostos por cinco doses de superfosfato simples, aplicados e mantidos em superfície na implantação do experimento de pastagem Brachiaria brizantha cv. Marandu no ano de 2010. As amostras de solos foram coletadas nas camadas de 0-10 e 10-20 cm após dois (2012) e sete anos (2017) da adubação fosfatada, e submetidas a um fracionamento químico para a determinação das formas de fósforo no solo. Após dois anos da adubação fosfatada, houve aumento nos teores de fósforo em formas orgânicas, inorgânicas e nas frações lábeis, moderadamente lábeis e não-lábeis, em função das doses de fósforo, sendo mais expressivo na camada 0-10 cm do solo. Sete anos após, há predominância do fósforo em fração não-lábil, sendo os teores de fósforo em forma orgânica e inorgânica e as frações de fósforo lábil e moderadamente lábil não influenciadas pela adubação.

Palavras-chave : labilidade; fracionamento; Brachiaria brizantha.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )