SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número1-2Germinação de sementes de Capsicum chinense Jacquin em função da cultivar, armazenamento dos frutos, método de extração e armazenamento das sementesFitomassas e qualidade de mudas de maracujazeiro-azedo sob irrigação com águas salinas e adubação nitrogenada índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Ciências Agrárias

versión impresa ISSN 0871-018Xversión On-line ISSN 2183-041X

Resumen

SILVA, Luís P. F. R. da et al. Produção e efeito da germinação em sementes de jaca: caracterização química, física e físico-química. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2022, vol.45, n.1-2, pp.51-60.  Epub 22-Dic-2021. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/rca.25988.

A jaca é um fruto exótico presente na região Nordeste do Brasil, apresentando um grande potencial econômico para região em face da comercialização interna e externa do seu fruto. Sua semente é rica em carboidratos, proteína, minerais e vitaminas, constituindo fonte alternativa de amido para alimentação. A germinação é uma tecnologia barata de fácil acesso para produção de brotos, melhorando a biodisponibilidade de nutrientes na semente para o consumo, a exemplo das proteínas e compostos bioativos. O objetivo do trabalho foi avaliar os parâmetros químicos, físicos e físico-químicos das sementes de jaca in natura e germinadas. A germinação das sementes de jaca proporcionou o aumento nos teores de água, proteínas, ácido ascórbico, compostos fenólicos e açúcares totais, além de reduzir os conteúdo de amido, lipídios, taninos e os parâmetros de cor, a luminosidade, intensidade de vermelho (+a*) e de amarelo (+b*). Em relação às propriedades físicas da semente, ocorreu acréscimo na massa específica real e na massa unitária. Para massa específica aparente houve redução. A germinação das sementes proporcionou aumento nos teores de magnésio, ferro e sódio, consequentemente ocorrendo redução de potássio, fósforo, cálcio, zinco, cobre e manganês.

Palabras clave : Germinação; Artocarpus heterophyllus, Lam.; Aproveitamento de resíduo; Bioativos..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )