SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número1-2Fitomassas e qualidade de mudas de maracujazeiro-azedo sob irrigação com águas salinas e adubação nitrogenada índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Ciências Agrárias

versión impresa ISSN 0871-018Xversión On-line ISSN 2183-041X

Resumen

DURAN, Carine Brum et al. Produção de flores e crescimento radicular da Tropaeolum majus L. subirrigada. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2022, vol.45, n.1-2, pp.71-80.  Epub 03-Jul-2018. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/rca18111.

Embora a subirrigação seja uma técnica bastante indicada na produção de flores ornamentais, por apresentar elevada eficiência no uso de água e fertilizantes, devido à ausência de escoamento superficial e lixiviação, poucos são os estudos sobre seu manejo. Dentro deste contexto objetivou-se avaliar a técnica de irrigação por capilaridade (subirrigação) no crescimento radicular e na produção de flores da capuchinha. O experimento foi bifatorial (4x4) no delineamento inteiramente casualizado. Sendo o primeiro fator altura de lâmina de água (13, 12, 10 e 8 cm) e o segundo fator tempo de subirrigação (T1: acréscimo de 2 minutos do tempo de capacidade de vaso - CV; T2: tempo para atingir a CV; T3: redução de 2 minutos do tempo de CV e T4: redução de 4 minutos do tempo de CV). A produção de flores foi computada semanalmente a partir dos 56 dias após o transplante (DAT). O experimento foi encerrado aos 180 DAT, para a destruição das plantas e assim análise do crescimento radicular. O consumo médio diário de água foi de 0,77 mm.dia-1 . A produção de flores mais elevada e o maior crescimento de raízes ocorreram na altura de lâmina de 13 cm e tempo de subirrigação de 3 minutos. A subirrigação é uma técnica viável no cultivo da capuchinha, onde a produção de flores e crescimento radicular, podem ser regulados através dos níveis de lâmina de água e tempos de subirrigação.

Palabras clave : Tropaeolum majus L; flores comestíveis; sistema radicular.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )