SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número3Fontes de nitrogênio associadas a Azospirillum brasilense: impacto sobre o crescimento e a produtividade do milhoExtrato pirolenhoso no controlo de Meloidogyne enterolobii em plantas de goiabeira cv. Paluma índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Ciências Agrárias

versão impressa ISSN 0871-018X

Resumo

OLIVEIRA, Augusto M. et al. Qualidade sanitária e fisiológica de sementes de soja tratadas com óleos essenciais de Eucalyptus spp. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2022, vol.45, n.3, pp.41-50.  Epub 01-Set-2022. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/rca.26529.

As sementes de soja geralmente são infestadas por fungos, e a desinfestação tem sido realizada principalmente com fungicidas sintéticos, porém, tem-se buscado controles alternativos, entre eles, óleos essenciais. Assim, avaliou-se o efeito de óleos essenciais extraídos das folhas dos híbridos Eucalyptus tereticornis x Eucalyptus urophylla (HEtu) e Eucalyptus grandis x Eucalyptus urophylla (HEgu) na qualidade sanitária e fisiológica de sementes de soja. O teste de sanidade foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado (DIC), esquema fatorial 2x5 (dois óleos essenciais, em cinco concentrações: 0; 0,5; 0,75; 1,0 e 2,0 µL.mL-1), as sementes foram colocadas em caixas gerbox em incubadora a 20 ºC por sete dias, os fungos foram identificados de acordo com sua morfologia. A qualidade fisiológica foi avaliada em DIC, esquema fatorial 2x4+1, sendo: dois óleos essenciais, em quatro concentrações (0,5; 0,75; 1,0 e 2,0 µL.mL-1), mais uma testemunha adicional tratada com água destilada autoclavada, após oito dias foram avaliadas a Percentual de germinação, Percentual de plântulas anormais e Percentual de sementes mortas. Os óleos mostram-se eficientes no controle dos gêneros Fusarium e Cladosporium, especialmente nas concentrações de 1,0 e 2,0 µL.mL-1. O óleo do HEgu foi mais eficiente no controle sanitário, enquanto que o do HEtu foi superior para todas as variáveis fisiológicas. Apesar da maior eficiência no controle sanitário, o óleo do HEgu prejudica a qualidade fisiológica das sementes, enquanto que o do HEtu na concentração de 2,0 µL.mL-1 além da eficiente no controle fitossanitário não prejudica a qualidade fisiológica das sementes.

Palavras-chave : Controle sanitário; Eucalyptus tereticornis x Eucalyptus urophylla; Eucalyptus grandis x Eucalyptus urophylla; monoterpenos; terpenoides.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )