SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue4Study of microbial communities in Lusitanian organic and conventional agricultural soils by phospholipid fatty acid analysisEdaphic diversity in vineyards at Montesa and Torresalas (DOP Somontano, NE-Spain) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Ciências Agrárias

Print version ISSN 0871-018XOn-line version ISSN 2183-041X

Abstract

SANTOS, Renecleide Viana dos et al. Características Edáficas das Áreas de Olival do Nordeste de Portugal: abordagem baseada em cartografia de solos e ocupação do solo. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2022, vol.45, n.4, pp.81-90.  Epub Dec 01, 2022. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/rca.28386.

A oliveira é atualmente a cultura que ocupa a maior superfície agrícola em Portugal e a exploração dos seus frutos reveste-se de grande importância socioeconómica. Existe pouca informação disponível sobre as condições edáficas em áreas cultivadas com olivais no Nordeste de Portugal e como elas exercem influência na distribuição e desenvolvimento da cultura. Dessa forma, este estudo visa contribuir com a atualização da informação existente através da identificação das principais características edafoclimáticas das áreas olivícolas na Região. A informação de base para o estudo incluiu como fontes principais a Carta dos Solos e da Aptidão da Terra do NE Portugal, a Carta de Uso e Ocupação do Solo e a Carta Administrativa Oficial de Portugal. O olival cobre aproximadamente 105 mil ha no NE de Portugal e é a cultura que ocupa a maior área agrícola da Região. Os solos sob olivais são geralmente pouco profundos, pedregosos, ácidos e pobres em matéria orgânica, grande parte situando-se em terrenos declivosos. As oliveiras estão bem-adaptadas aos condicionalismos edafoclimáticos regionais, mas é necessário implementar práticas alternativas que promovam uma melhor gestão dos pomares, para o que é importante aprofundar o conhecimento dos solos das áreas de olival.

Keywords : distribuição espacial do olival; limitações ao uso da terra; aptidão da terra; Mediterrâneo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )