SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número4Estudio de las comunidades microbianas de suelos agrícolas orgánicos y convencionales lusitanos mediante análisis de ácidos grasos fosfolípidosDiversidad edáfica en viñedos de Montesa y Torresalas (DOP Somontano, NE-España) índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Ciências Agrárias

versão impressa ISSN 0871-018Xversão On-line ISSN 2183-041X

Resumo

SANTOS, Renecleide Viana dos et al. Características Edáficas das Áreas de Olival do Nordeste de Portugal: abordagem baseada em cartografia de solos e ocupação do solo. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2022, vol.45, n.4, pp.81-90.  Epub 01-Dez-2022. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/rca.28386.

A oliveira é atualmente a cultura que ocupa a maior superfície agrícola em Portugal e a exploração dos seus frutos reveste-se de grande importância socioeconómica. Existe pouca informação disponível sobre as condições edáficas em áreas cultivadas com olivais no Nordeste de Portugal e como elas exercem influência na distribuição e desenvolvimento da cultura. Dessa forma, este estudo visa contribuir com a atualização da informação existente através da identificação das principais características edafoclimáticas das áreas olivícolas na Região. A informação de base para o estudo incluiu como fontes principais a Carta dos Solos e da Aptidão da Terra do NE Portugal, a Carta de Uso e Ocupação do Solo e a Carta Administrativa Oficial de Portugal. O olival cobre aproximadamente 105 mil ha no NE de Portugal e é a cultura que ocupa a maior área agrícola da Região. Os solos sob olivais são geralmente pouco profundos, pedregosos, ácidos e pobres em matéria orgânica, grande parte situando-se em terrenos declivosos. As oliveiras estão bem-adaptadas aos condicionalismos edafoclimáticos regionais, mas é necessário implementar práticas alternativas que promovam uma melhor gestão dos pomares, para o que é importante aprofundar o conhecimento dos solos das áreas de olival.

Palavras-chave : distribuição espacial do olival; limitações ao uso da terra; aptidão da terra; Mediterrâneo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )