SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue4Diversity of bioindicator arthropods in two cultural systems in the Ribatejo region: Monoculture/cultural successionSoil adequation with organo-mineral substrates designed from wastes for Blueberry author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Ciências Agrárias

Print version ISSN 0871-018XOn-line version ISSN 2183-041X

Abstract

ALVARENGA, Paula et al. Aplicação de composto e rega por aspersão diminuem o risco de acumulação de As e Cd em arroz. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2022, vol.45, n.4, pp.191-200.  Epub Dec 01, 2022. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/rca.28418.

Foi instalado um ensaio de campo junto ao rio Gévora (“Las Vegas Bajas de Guadiana”, Extremadura, Espanha), durante 3 anos, para avaliar a influência da aplicação de composto de resíduos da produção de azeite (bagaço de azeitona ou 'Alperujo'), e de diferentes sistemas de rega, na acumulação de As e Cd no arroz. A rega deficitária (aspersão) levou a uma diminuição na acumulação de As no grão, quando comparada com a rega por inundação, atingindo concentrações de As no grão nos tratamentos aeróbios mais de 5 vezes inferior à atingida nas condições de rega por inundação. A concentração de As no grão, nos tratamentos aeróbios, atingiu valores inferiores ao limite estabelecido pela Comissão Europeia (0.20 mg kg-1 no grão de arroz, peso fresco), e mesmo inferiores ao limite estabelecido para arroz branco polido para utilização em alimentos para bebés (0.10 mg kg-1). Porém, um efeito contrário foi observado na acumulação de Cd no grão, que aumentou nos tratamentos aeróbios. A aplicação de composto (80 t ha-1 no primeiro ano), foi capaz de contrabalançar esse efeito negativo, levando a uma diminuição na acumulação de Cd no grão, em comparação com a produção obtida sem aplicação de composto (e.g., uma diminuição de 0,080 para <0,010 mg Cd kg-1 no grão, em sementeira direta com rega por aspersão), sem aumentar a concentração de As no grão. Por isso, foi possível concluir que, o cultivo aeróbio de arroz, com a aplicação simultânea de um corretivo orgânico maturado e estável, constitui uma boa solução para, simultaneamente, diminuir o risco de acumulação de As e Cd nos grãos de arroz.

Keywords : produção de arroz; acumulação de elementos potencialmente tóxicos; rega por inundação; rega deficitária; correção orgânica dos solos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )