SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número4Adecuación del suelo con substrates organo-minerales diseñados a partir de residuos para el arándanoCaracterização das dinâmicas físico-químicas e da fertilidade de solos de mangal da Guiné-Bissau em diferentes condições agroecológicas subjacentes ao cultivo do arroz índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Ciências Agrárias

versión impresa ISSN 0871-018Xversión On-line ISSN 2183-041X

Resumen

HERNANDEZ, Zulimar et al. Qualidade da matéria orgânica e perda de fitotoxicidade em estágios progressivos da compostagem de bagaço de azeitona. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2022, vol.45, n.4, pp.211-220.  Epub 01-Dic-2022. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/rca.28423.

Foram avaliados quatro tratamentos de compostagem aeróbica com diferentes matérias primas (BA: bagaço de azeitona, ES: estrume, CA: casca de amendôa) durante 176 d: pilha A com 44% BA, 25% ES, 25% CA e revolvimento; pilha B com 44% BA, 11% ES, 44% CA e revolvimento; pilha C com 25% BA, 50% ES, 25% CA e revolvimento; pilha D com 44% BA, 11% ES, 44% CA e sem revolvimento, de modo a testar os três fatores limitantes do BA: alta relação C/N, elevada humidade e teor de polifenóis. As variáveis analisadas nas pilhas, quinzenalmente, foram (n=160): densidade, humidade, fração grosseira, pH, condutividade elétrica (CE), matéria orgânica (MO), cinzas e cor; a análise elementar CHNO foi determinada por análise química elementar e a fitotoxicidade conforme o índice de Munoo-Liisa (MLV). Os resultados do diagrama de Van Krevelen (H/C vs O/C) mostram uma ligeira deshidrogenação nos primeiros 98 d, seguida por uma degradação seletiva de hidratos de carbono e um aumento da aromatização após 120 d. A análise de componentes principais (ACP) mostrou que a maior variabilidade é explicada pela qualidade da MO (83%), onde o teor de C (C/N alta) diminui conforme aumenta a disponibilidade de N e o pH. Por outro lado, verifico-se que a MLV é explicada (52%) pela alifaticidade dos constituintes orgânicos no composto (H/C alta).

Palabras clave : MLV; análise elementar; diagrama de Van Krevelen; alifaticidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )