SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número4Obtención de un bioestimulante agronómico/ambiental mediante hidrólisis enzimática de okaraDeterminação da matéria orgânica do solo com dois métodos distintos em pomares de pessegueiros da região da Beira Interior, Portugal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Ciências Agrárias

versão impressa ISSN 0871-018Xversão On-line ISSN 2183-041X

Resumo

OLIVEIRA, Verónica; PATO, Rosinda; MIGUENS, Filomena  e  SANTOS, Daniela. BioComp_2.0 - Produção de compostos orgânicos biológicos para o controlo do jacinto de água e para a valorização de subprodutos agropecuários, florestais e agroindustriais. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2022, vol.45, n.4, pp.331-340.  Epub 01-Dez-2022. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/rca.28449.

O mercado da Agricultura Biológica encontra-se em franco crescimento em todo o Mundo e particularmente na União Europeia que definiu a ambiciosa meta de 25% da área agrícola em modo de produção biológico até 2030. A Agricultura Biológica apresenta-se como sendo um modo de produção sustentável, consistindo num sistema global de gestão das explorações agrícolas e de produção de géneros alimentícios que combina as melhores práticas ambientais, um elevado nível de biodiversidade, a preservação dos recursos naturais, a aplicação de normas exigentes em matéria de bem-estar dos animais e método de produção em sintonia com a preferência de certos consumidores por produtos resultantes de processos naturais, isentos de moléculas sintéticas e amigos do ambiente. Prevendo-se igualmente o aumento da necessidade por matérias fertilizantes compatíveis com o modo de produção biológico, o projeto BioComp_2.0 (projeto de I&DT em copromoção) surge como uma proposta de desenvolvimento de compostos orgânicos biológicos produzidos a partir da planta invasora jacinto de água e de subprodutos agropecuários, florestais e agroindustriais, ainda pouco valorizados. O grande objetivo final é conseguir-se, deste modo, um controlo mais eficaz e economicamente viável do jacinto de água, espécie comum em Portugal e Espanha, ao mesmo tempo que se reforça e diversifica a oferta de fertilizantes (corretivos, substratos e adubos) para responder às crescentes necessidades do setor da Agricultura Biológica, numa ótica de pleno respeito pela Economia Circular. O projeto contempla diversas atividades de I&D complementadas com a validação do ciclo de vida e estudo da viabilidade económica da solução desenvolvida.

Palavras-chave : Compostagem; valorização de resíduos; espécie invasora; Agricultura Biológica; sustentabilidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )