SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número4Evolución de la glomalina tras la quema prescrita de matorral en suelos de alta montaña (Pirineo Central, NE-España)Modelação do índice de fertilidade do 3-PG em função de características físicas e químicas do solo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Ciências Agrárias

versión impresa ISSN 0871-018Xversión On-line ISSN 2183-041X

Resumen

FARELEIRA, Paula et al. Culturas de cobertura para a melhoria das propriedades microbiológicas do solo em sistemas de produção hortícola intensiva. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2022, vol.45, n.4, pp.691-700.  Epub 01-Dic-2022. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/rca.28573.

A produção de culturas hortoindustriais na região do Ribatejo assenta em sistemas de monocultura com elevada intervenção fitotécnica, o que resulta em desequilíbrios de biodiversidade, perda de fertilidade e degradação progressiva dos solos. Nestes sistemas, a introdução de culturas de cobertura no período que antecede a cultura principal do ano agrícola pode contribuir para melhorar o estado do solo e a sustentabilidade da produção. O presente trabalho descreve a avaliação de indicadores microbiológicos do solo em dois campos piloto no Ribatejo, onde foram instaladas diferentes culturas de cobertura: mistura biodiversa de leguminosas e gramíneas, incluindo trevos inoculados com rizóbios; azevém anual (Lolium multiflorum); e nabo forrageiro (Raphanus sativus) para biofumigação. Em ambos os campos foram mantidos talhões-controlo, sem culturas de cobertura. As avaliações incidiram sobre atividades enzimáticas do solo (desidrogenase, fosfatase alcalina e β-glucosidase) e vários grupos de microrganismos, incluindo bactérias totais, bactérias fixadoras de azoto simbióticas (rizóbios), bactérias fixadoras de azoto de vida livre, bactérias solubilizadoras de fosfato e microrganismos fitoestimulantes. Os resultados indicaram uma tendência para o aumento da atividade microbiológica do solo e de microrganismos benéficos com as culturas de cobertura, em especial com a mistura biodiversa de leguminosas e gramíneas e com azevém anual.

Palabras clave : Culturas de cobertura; Indicadores microbiológicos do solo; Atividades enzimáticas do solo; Microrganismos benéficos para as plantas.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )