SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número4Vermicompostagem de substratos com lamas de ETAR: efeitos em Eisenia fetidaAgricultura de Conservación: Impacto en la Disipación de Herbicidas índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Ciências Agrárias

versão impressa ISSN 0871-018Xversão On-line ISSN 2183-041X

Resumo

MENDES, Susana et al. Distribuição da biomassa microbiana num solo de vinha na região dos Vinhos Verdes. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2022, vol.45, n.4, pp.721-730.  Epub 01-Dez-2022. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/rca.28597.

A compreensão da distribuição do carbono da biomassa microbiana (CBM) metabolicamente ativa nos solos vitícolas é fundamental para determinar o balanço de carbono em viticultura sustentável e para integrar estas determinações em análises de rotina que permitam avaliar o impacto de práticas de gestão sustentável do solo. O carbono da biomassa microbiana foi determinado em três datas correspondentes aos estados fenológicos de floração, bago de ervilha e maturação, na linha e na entre linha de uma vinha da casta Loureiro sujeita a diferentes estratégias de rega, e num solo natural considerado controlo. Neste trabalho foi possível observar diferenças entre o CBM de um solo vitícola e um solo natural. No solo vitícola, os maiores valores de biomassa microbiana foram registados na fase fenológica de bago de ervilha, coincidente com o início da rega. Em parte, registaram-se maiores valores de biomassa microbiana na linha que na entre-linha.

Palavras-chave : respiração do solo; respiração induzida pelo substrato; fluxo de carbono; biomassa microbiana metabolicamente ativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )