SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue4Water and salt budgets in three permanent tree crops in Roxo’s irrigation districtRUSLE validation in soils with use in outdoor livestock production author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Ciências Agrárias

Print version ISSN 0871-018XOn-line version ISSN 2183-041X

Abstract

BENHALIMA, Yacine et al. Efeito do fogo na qualidade dos solos de florestas de Quercus suber: uma avaliação a longo prazo. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2022, vol.45, n.4, pp.851-860.  Epub Dec 01, 2022. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/rca.28641.

Os incêndios, embora devastadores, são parte essencial na formação da paisagem mediterrânica e de alguns processos ecológicos que aí ocorrem. Dependendo das características do fogo, as propriedades do solo podem alterar-se significativamente. Os efeitos do fogo a longo prazo ainda não são bem compreendidos, principalmente na região mediterrânica e em particular em sistemas florestais de sobreiro. Este estudo teve como objetivo avaliar, a longo prazo e a diferentes profundidades, as características químicas dos solos de sobreirais 16 anos após um incêndio, bem como a sua resiliência a esta perturbação. Este estudo realizou-se na Serra do Caldeirão (Sul de Portugal, Algarve). A amostragem de solos decorreu em 2020 e realizou-se principalmente em Leptossolos e em duas profundidades (0-5cm e 5cm - máxima profundidade) em parcelas ardidas em 2004 (n=25) e não queimadas (n=12). As amostras de solos foram caracterizadas quimicamente. Para a maioria dos parâmetros (excepto P extraível e C orgânico) não se verificaram diferenças significativas entre os dois cenários. As concentrações de P extraível (apenas para a camada superficial) e C orgânico (ambas profundidades) foram significativamente maiores nas parcelas queimadas. Os resultados evidenciam a recuperação natural das características químicas dos solos após o fogo e, consequentemente, uma considerável resiliência desses solos, bem como o papel da vegetação na dinâmica de recuperação do solo.

Keywords : Pós-fogo; Resiliência; Leptossolos; Sobreiral; Serra do Caldeirão.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )