SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue4The use of Pollution-Induced Community Tolerance (PICT) to Ni to assess the effects of remediation techniquesImpact of Temperature and Sustainable Agricultural Practices on the Degradation of Herbicides author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Ciências Agrárias

Print version ISSN 0871-018XOn-line version ISSN 2183-041X

Abstract

MOURINHA, Clarisse et al. Utilização de parâmetros físico-químicos e ecotoxicológicos na avaliação da remediação de solos degradados por atividades mineiras. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2022, vol.45, n.4, pp.901-910.  Epub Dec 01, 2022. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/rca.28649.

Na remediação de solos potencialmente contaminados por atividades mineiras, é importante considerar tecnologias ambientalmente sustentáveis, aplicáveis a áreas extensas. A estratégia de remediação in situ, que recorre à adição de corretivos orgânicos, ou inorgânicos, permite a reabilitação destes solos, melhorando as suas características e imobilizando os contaminantes, colocando-os em formas menos biodisponíveis. Os corretivos adicionados ao solo podem ser, preferencialmente, resíduos, cuja valorização vai ao encontro das metas Europeias estabelecidas relativamente à deposição de resíduos em aterros. De facto, é fundamental a diminuição dessas quantidades, valorizando os resíduos, e promovendo a sua integração no sistema produtivo. Este estudo teve como objetivo avaliar o uso sustentável de materiais provenientes da indústria da pasta de papel e do papel (cinzas de biomassa e lamas biológicas) na melhoria da qualidade de solos contaminados por atividades mineiras na Faixa Piritosa Ibérica (FPI): Minas de Aljustrel, Lousal e São Domingos), em dois tempos distintos: 1 e 25 meses após a aplicação dos materiais. Foram utilizados parâmetros físico-químicos e ecotoxicológicos. Os resultados sugerem que os aditivos testados permitiram uma clara melhoria nas propriedades físico-químicas dos solos, essenciais para a recuperação das suas características e funções, e diminuição nas respostas tóxicas para vários organismos-teste, Pseudokirchneriella subcapitata, Thamnocephalus platyurus e Daphnia magna, quando expostos a extratos dos solos corrigidos.

Keywords : solo contaminado por minas; remediação do solo; valorização de resíduos; cinzas de biomassa; lamas biológicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )