SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número4El uso de la tolerancia bacteriana a Ni inducida por contaminación (PICT) para evaluar los efectos del proceso de remediaciónImpacto de la Temperatura y de Prácticas Agrícolas Sostenibles en la Degradación de Herbicidas índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Ciências Agrárias

versão impressa ISSN 0871-018Xversão On-line ISSN 2183-041X

Resumo

MOURINHA, Clarisse et al. Utilização de parâmetros físico-químicos e ecotoxicológicos na avaliação da remediação de solos degradados por atividades mineiras. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2022, vol.45, n.4, pp.901-910.  Epub 01-Dez-2022. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/rca.28649.

Na remediação de solos potencialmente contaminados por atividades mineiras, é importante considerar tecnologias ambientalmente sustentáveis, aplicáveis a áreas extensas. A estratégia de remediação in situ, que recorre à adição de corretivos orgânicos, ou inorgânicos, permite a reabilitação destes solos, melhorando as suas características e imobilizando os contaminantes, colocando-os em formas menos biodisponíveis. Os corretivos adicionados ao solo podem ser, preferencialmente, resíduos, cuja valorização vai ao encontro das metas Europeias estabelecidas relativamente à deposição de resíduos em aterros. De facto, é fundamental a diminuição dessas quantidades, valorizando os resíduos, e promovendo a sua integração no sistema produtivo. Este estudo teve como objetivo avaliar o uso sustentável de materiais provenientes da indústria da pasta de papel e do papel (cinzas de biomassa e lamas biológicas) na melhoria da qualidade de solos contaminados por atividades mineiras na Faixa Piritosa Ibérica (FPI): Minas de Aljustrel, Lousal e São Domingos), em dois tempos distintos: 1 e 25 meses após a aplicação dos materiais. Foram utilizados parâmetros físico-químicos e ecotoxicológicos. Os resultados sugerem que os aditivos testados permitiram uma clara melhoria nas propriedades físico-químicas dos solos, essenciais para a recuperação das suas características e funções, e diminuição nas respostas tóxicas para vários organismos-teste, Pseudokirchneriella subcapitata, Thamnocephalus platyurus e Daphnia magna, quando expostos a extratos dos solos corrigidos.

Palavras-chave : solo contaminado por minas; remediação do solo; valorização de resíduos; cinzas de biomassa; lamas biológicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )