SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número4Assisted dissipation of a mix of PAHs in contaminated soils: effect of soil type and availability enhancersDistribución espacial de metales contaminantes procedentes de la minería índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Ciências Agrárias

versão impressa ISSN 0871-018Xversão On-line ISSN 2183-041X

Resumo

INACIO, Maria Lurdes et al. Os nemátodes como bioindicadores do status do solo: o projeto MaisSolo. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2022, vol.45, n.4, pp.1121-1130.  Epub 01-Dez-2022. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/rca.28758.

Os sistemas de produção intensivos hortoindustrais do Ribatejo (centro de Portugal) baseiam-se no recurso à monocultura e num elevado grau de intervenções culturais. O projeto MaisSolo, um consórcio formado por agricultores, associações de produtores, investigadores e a academia, teve por objetivo demonstrar que a introdução de culturas de cobertura contribui para a melhoria da estrutura do solo e da sua capacidade de retenção da água, melhorando a reciclagem de nutrientes e reduzindo a necessidade de agroquímicos, com impacto positivo na diminuição da prevalência de pragas e doenças. Os nemátodes, pequenos animais que habitam em todos os tipos de solo, são cada vez mais usados como bioindicadores do status do solo. Neste projeto, efetuou-se a avaliação das comunidades de nemátodes presentes em solos sujeitos a diferentes tratamentos: 1) consociação de leguminosas e gramíneas; 2) azevém anual e 3) biofumigação. Na parcela de controlo não se instalou qualquer cultura de cobertura.

No final do período experimental (4 anos: 2017-2021), as populações de nemátodes de vida livre no solo aumentaram em todos os tratamentos comparativamente às parcelas de controlo, nomeadamente dos nemátodes bacteriófagos, o que indica uma melhoria do teor de matérias orgânica em cada um dos talhões, sobretudo naqueles com instalação de consociação.

Palavras-chave : nematofauna; bioindicadores; biodiversidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )