SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número4Monolitos edafológicos: una herramienta útil para dar a conocer el suelo más allá del ámbito universitarioConhecimento sobre as práticas para a gestão sustentável do solo agrícola na Europa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Ciências Agrárias

versión impresa ISSN 0871-018Xversión On-line ISSN 2183-041X

Resumen

PEREIRA, Ruth et al. Projeto ERASMUS+ Terratech na persecução dos objetivos da Estratégia do Prado ao Prato. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2022, vol.45, n.4, pp.1201-1210.  Epub 01-Dic-2022. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/rca.28768.

O sucesso da estratégia do Prado ao Prato, que visa a transição para a sustentabilidade da agricultura europeia, irá depender das soluções tecnológicas já existentes e das que se irão desenvolver num futuro próximo. Estas tecnologias permitirão integrar diversos fatores (ex.: propriedades do solo, fatores climatéricos, fatores intrínsecos das cultivares) em avaliações preditivas das necessidades de água e nutrientes, da sintomatologia de pragas e infeções, e assim contribuir para respostas precoces, precisas e automatizadas com menor consumo de recursos e de agroquímicos. Do mesmo modo, será possível uma melhor gestão espacial do uso do solo. Contudo, a digitalização em larga escala da produção agrícola depende da eliminação de diversas barreiras sociológicas, como a iliteracia digital de muitos agricultores e técnicos de campo. Neste contexto, um consórcio formado por 14 parceiros europeus, desenvolveu o Projeto TERRATECH, submetido ao Programa ERASMUS+, que visa o desenvolvimento de um curso de mestrado em Agricultura 4.0. Durante os primeiros 18 meses, o consórcio desenvolveu o plano de estudos e os materiais didáticos para as aulas teóricas, de campo e laboratoriais. O curso inclui um período de mobilidade dos estudantes em empresas da indústria agroalimentar. O objetivo é desenvolver uma formação que possa ser transferida a outras universidades.

Palabras clave : digitalização; sistemas de produção; agricultura 4.0; educação; Curso de mestrado..

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )