SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue2Preliminary study of the phenological response of Pistacia vera L. main cultivars in Spain to climate changePhysiological parameters that contribute to Kernel Shrivel in walnuts author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Ciências Agrárias

Print version ISSN 0871-018X

Abstract

FREITAS, Teresa R.; SANTOS, João A.; SILVA, Ana P.  and  FRAGA, Hélder. Modelo regional da previsão da produção da amêndoa na região agrária de Trás-os-Montes. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2023, vol.46, n.2, pp.11-20.  Epub June 01, 2023. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/rca.31320.

A amendoeira (Prunus dulcis (Mill.) D.A. Webb) é uma espécie com elevada importância económica e social, em Portugal. Em 2020, Portugal continental produziu aproximadamente 32 × 103 toneladas de amêndoa, para uma área de 52340 ha. Embora, atualmente o país apresente condições climáticas favoráveis ao desenvolvimento da espécie, no futuro, os efeitos das alterações climáticas podem alterar os padrões climáticos e afetar a produção da espécie. No presente estudo, desenvolveu-se um modelo regional da previsão da produção da amendoeira, para Trás-os-Montes. Esta região, situada a nordeste de Portugal, é caraterizada por práticas agrícolas e culturas tradicionais, de sequeiro. Aplicou-se o método de stepwise, com modelos de regressão múltipla. Como variáveis de entrada utilizaram-se: precipitação, temperatura média, radiação, amplitude térmica, humidade relativa e produção do ano anterior. No caso das variáveis climáticas, utilizou-se a base de dados histórica - E-OBS (1986-2020), no futuro utilizou-se o modelo - CNRM-CERFACS-CNRM-CM5, RCP4.5 (2021-2080). Os valores foram calculados para a média bissemanais, de janeiro a maio. Como resultado, o modelo (R2 = 0,75) destacou as variáveis mais representativas da produção de amêndoa: precipitação na 2ª quinzena de maio, a radiação da 1ª quinzena de janeiro, a radiação da 1ªquinzena de maio e a produção do ano anterior. Quando aplicado o modelo para os dados futuros, este indica que ocorrerá uma variação acentuada da produção. Este modelo é uma ferramenta viável para a previsão da produção. Para complementar o estudo, sugere-se o desenvolvimento de novas metodologias.

Keywords : amendoeira; método Stepwise; precipitação; radiação; cenários futuros; histórico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )