SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número2Avaliação de diferentes alternativas de poda num pomar em sebe de amendoeira da variedade SoletaO bichado, Cydia pomonella L. em nogueira: bioecologia e avaliação de estratégias de proteção contra a praga índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Ciências Agrárias

versão impressa ISSN 0871-018X

Resumo

JOAO, Sérgio et al. Ferramentas moleculares para a seleção de cultivares de amendoeira com teor de vitamina E diferenciador. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2023, vol.46, n.2, pp.41-50.  Epub 01-Jun-2023. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/rca.31325.

A amendoeira é uma cultura importante e em crescente expansão, bem adaptada a regiões de clima mediterrâneo, e cujo fruto tem sido amplamente reconhecido pelo seu potencial benéfico para a saúde. A amêndoa é dos frutos secos mais rico em vitamina E, composto antioxidante poderoso, lipossolúvel, e com reconhecido efeito protetor contra a peroxidação dos ácidos gordos polinsaturados. Em termos industriais, este composto contribui igualmente para aumentar o tempo de prateira da amêndoa. Este trabalho teve como objetivo identificar genes da cadeia biossintética da vitamina E, mais especificamente do tocoferol (α-, β-, δ e γ-tocoferol), composto com maior atividade da vitamina em estudo. Numa primeira fase, a sequência genómica dos genes putativos PdVTE 2, 3 e 4 foram identificados e caracterizados, por análise in silico. Posteriormente, por técnicas de sequenciação por Sanger foi possível identificar polimorfismos genéticos do tipo SNP e InDels associados às regiões do promotor, ORF e 3’-UTR do gene PdVTE4, presentes em três cultivares: Lauranne, Antoñeta e Soleta. Este trabalho contribuiu para uma maior compreensão dos mecanismos genéticos que regulam a produção de tocoferóis na amendoeira, constituindo uma base de dados de frequências alélicas, específica para a população estudada, para futura seleção de genótipos mais tolerantes ao stress oxidativo e produção de amêndoas de qualidade diferenciadora em vitamina E.

Palavras-chave : Prunus dulcis; amêndoa; tocoferol; SNP (Single nucleotipe polymorphism); InDel; programa de melhoramento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )