SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número2O bichado, Cydia pomonella L. em nogueira: bioecologia e avaliação de estratégias de proteção contra a pragaFormas de condução de amendoal em sistema superintensivo: cinco anos de resultados índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Ciências Agrárias

versão impressa ISSN 0871-018X

Resumo

SOUZA, Maria Eliza Cota e  e  BENTO, Albino. Efeito da gestão do solo na biodiversidade de artrópodes associados ao amendoal. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2023, vol.46, n.2, pp.61-70.  Epub 01-Jun-2023. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/rca.31328.

A produção de amêndoa é uma atividade economicamente importante em Portugal onde tanto a superfície como a produção apresentaram um aumento significativo na última década. A amendoeira é afetada por diversas doenças e pragas que podem contribuir para a redução quantitativa e qualitativa da produção de amêndoa. Pragas de picadores-sugadores (hemípteros) como a monosteira, afídeos e cicadelídeos, de lepidópteros como a anársia, a grafolita ou as brocas, ou de coleópteros como o cabeça-de-prego, podem causar, em algumas situações, prejuízos significativos. O objetivo do trabalho foi comparar a abundância e a diversidade funcional das comunidades de artrópodes em pomares de amendoeira com diferentes métodos de gestão das infestantes (solo mobilizado e presença de coberto vegetal, destroçado), na região de Trás-os-Montes. As plantas de cobertura tiveram um efeito significativo na abundância e diversidade de artrópodes. O pomar com coberto vegetal (CCV) apresentou maior número de Araneae, Hemiptera e Neuroptera, enquanto o pomar sem coberto vegetal SCV apresentou maior número de Coleoptera e Hymenoptera. Quanto aos grupos funcionais, o pomar CCV apresentou maior número de artrópodes fitófagos e predadores, não se tendo observado diferenças entre polinizadores e fungívoros. O índice de diversidade foi significativamente maior na presença de coberto vegetal, que também apresentou maior dominância de hemípteros, nomeadamente da praga Monosteira unicostata.

Palavras-chave : Amendoeira; artrópodes; predadores; parasitoides; diversidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )