SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue2Almond tree monitoring using spatiotemporal data collected by an unmanned aerial vehicle author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Ciências Agrárias

Print version ISSN 0871-018X

Abstract

SANTOS, A. Lobo; RAMOS, M.  and  MARRAO, R.. Avaliação da artropodofauna de amendoais sob diferentes sistemas de manutenção do solo e regime hídrico. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2023, vol.46, n.2, pp.91-100.  Epub June 01, 2023. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/rca.31344.

A amendoeira (Prunus dulcis) é uma cultura economicamente importante em Portugal e atualmente encontra-se em fase de expansão. A avaliação da diversidade de artrópodes existente na copa da amendoeira torna-se essencial para conhecer as relações tróficas que se estabelecem no seu interior. O objetivo deste trabalho foi identificar os principais artrópodes presentes na copa das amendoeiras em diferentes sistemas de gestão do solo e condições hídricas. O ensaio foi conduzido em dois amendoais, em Corujas, Macedo de Cavaleiros: sequeiro e regadio. Eles foram subdivididos em dois tratamentos: 1) solo mobilizado e 2) vegetação espontânea, cada um com 3 blocos e 5 repetições. As modalidades 1 e 2 foram instaladas em maio de 2022. As amostras foram recolhidas quinzenalmente, entre julho e setembro de 2022, realizando-se 6 batidas/árvore/modalidade, na técnica das pancadas, para avaliar a fauna auxiliar e colhidas 20 folhas/árvore para monitorizar Monosteira unicostata (Hemiptera: Tingidae), Panonychus ulmi (Acari: Tetranychidae) e Tetranychus urticae (Acari: Tetranychidae). Posteriormente, contaram-se os indivíduos e a sua identificação foi feita ao nível de ordem e família para a fauna auxiliar e de espécie para as pragas. As ordens mais frequentes foram Hymenoptera (30%) e Araneae (18%). Não se verificaram diferenças significativas no número de artrópodes entre os tratamentos, nos dois amendoais. Quanto às pragas, predominaram T. urticae e M. unicostata nos dois amendoais, verificando-se maior abundância no amendoal de regadio.

Keywords : Amendoal; fauna auxiliar; Trás-os-Montes; M. unicostata; T. urticae; P. ulmi.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )