SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número3The components of the Portuguese agricultural knowledge and information system (AKIS) aligned to the EU-Agri-link project: an observational review/critique índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Ciências Agrárias

versão impressa ISSN 0871-018X

Resumo

XAVIER, António  e  ROSARIO, Maria do Socorro. Uma análise das dinâmicas recentes dos valores de produção padrão das atividades vegetais nos concelhos de Portugal continental. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2023, vol.46, n.3, pp.1-10.  Epub 04-Maio-2023. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/rca.31500.

As medidas da Política Agrícola Comum (PAC) tiveram consequências e influenciaram diferentes opções culturais. A análise destas medidas deve ter um nível de desagregação suficiente para permitir uma análise local, sobretudo quando se consideram as várias culturas temporárias e permanentes. Neste sentido, o Recenseamento Agrícola de 2019 recentemente publicado, permitiu dispor de informação desagregada a estes níveis. Não obstante, a informação atual ao nível dos valores de produção padrão total (VPPT) por concelho não espacializa os coeficientes dos valores de produção padrão (VPP) das diferentes culturas temporárias e permanentes, nem o contributo para o VPPT concelhio. Por outro lado, torna-se necessário a criação de tipologias de concelhos para identificar dinâmicas similares e tendências específicas dos dos VPP das culturas temporárias e permanentes, que poderão implicar medidas de política direcionadas ao nível local. O presente estudo pretende fazer face a estas lacunas de informação. Foram considerados, como estudo de caso, todos os concelhos de Portugal continental e utilizados os dados do Recenseamento Agrícola de 2019. Assim, num primeiro passo, foram calculados os coeficientes de valores de produção padrão (VPP) para as diferentes tipologias de culturas temporárias e permanentes; depois num segundo passo, foi aplicada uma análise HJ-Biplot e de clusters e identificadas tipologias de concelhos no que se refere à sua orientação cultural; num terceiro passo foram calculados os VPPs totais das culturas temporárias e permanentes, o contributo de cada município para a região e para Portugal continental, bem como o VPP por hectare das culturas temporárias e permanentes; finalmente foi feita uma análise espacial dos resultados recorrendo a sistemas de informação geográfica. Os resultados da abordagem implementada permitiram dispor de uma nova visão do território ao nível das culturas agrícolas, fornecendo informações relevantes para a análise das políticas agrícolas.

Palavras-chave : Políticas Agrícolas; Recenseamento Agrícola; Valores de Produção Padrão; HJ-Biplot; análise de clusters.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )