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Revista de Ciências Agrárias

 ISSN 0871-018X

PIMENTA-ALONSO, Andrea Mara    LUCAS, Maria Raquel. São efetivas as políticas de fomento à cooperação e aglomeração para a competitividade da empresa agroalimentar? o caso da Galiza. []. , 46, 3, pp.21-30.   04--2023. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/rca.31657.

A formação de redes de cooperação (clusters) é uma das principais estratégias das políticas territoriais europeias e mundiais para fomentar um desenvolvimento territorial rural sustentável e eficiente. Nesse sentido, iniciativas como Portugal 2020 ou 2030 e ESHORIZONTE 2020 ou 2030, além de organismos como a FAO ou Fontagro, incentivam a organização em clusters como a melhor alternativa para reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas agroalimentares. O conceito de cluster deve ser entendido como uma forma de economia inteligente, de apoio às empresas participantes, com o fim de levar até estas, inovação, estratégias empresariais e suporte técnico, aumentando assim a competitividade das mesmas. No entanto, há poucos trabalhos de pesquisa dirigidos à empresa agrícola como tal, a maioria dos pesquisadores se dedicaram a entender a função e os benefícios dos clusters para a região como um todo. Para preencher esta lacuna, este artigo analisa a efetividade de participar de um cluster para as empresas agroalimentares, utilizando como exemplo o caso da Galiza. Esta região é uma grande produtora do setor alimentar, e, através da formação de uma AEI - Agrupação Empresarial Inovadora (denominação dos clusters na Espanha) procura impulsar a indústria local e diferenciar os seus produtos no mercado nacional e internacional. Os resultados obtidos através da análise da evolução de variáveis como a rentabilidade financeira e número de trabalhadores das empresas participantes do cluster comparadas com as empresas da região como um todo e da OCDE, mostram que a organização em cluster melhora o desempenho das empresas em geral, e que a cooperação e apoio entre os empresários, as instituições públicas e de ensino geram sinergias positivas, criando novos postos de trabalho e trazendo um desenvolvimento sustentável para o setor, já que promove a utilização de técnicas inovadoras e respeitosas com o meio ambiente.

: Cluster agroalimentar; empresa agrícola; AEI; desenvolvimento rural.

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