SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número3Papel e contributos das organizações agrícolas no caminho para a sustentabilidade: identificação de indicadoresO comportamento do consumidor português face à segurança alimentar índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Ciências Agrárias

versão impressa ISSN 0871-018X

Resumo

MENDONCA, Abraão Ribeiro; CARVALHO, Maria Leonor da Silva  e  HENRIQUES, Pedro Damião de Sousa. Desafios para o desenvolvimento do turismo em Timor-Leste. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2023, vol.46, n.3, pp.41-50.  Epub 04-Maio-2023. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/rca.31692.

Timor-Leste é um país com um rico património natural e cultural, com grande potencial para desenvolver o turismo para suportar o desenvolvimento económico do país. As infraestruturas turísticas são modestas e os atributos turísticos deficientes, pelo que o número de visitantes é relativamente pequeno. A questão que se coloca é “Como ultrapassar estas limitações ao desenvolvimento do setor do turismo”. Este estudo procurou identificar as motivações e expetativas dos visitantes assim como a sua satisfação com o destino Timor-Leste. Para a sua concretização, foram recolhidos dados primários através de inquérito por questionários junto de visitantes de Timor-Leste. O trabalho concluiu que a maioria dos entrevistados, visitantes, era proveniente d Austrália, logo seguida de Portuga e que a finalidade da viagem era maioritariamente profissional. Os atributos constituídos pelo clima, tranquilidade e hospitalidade foram valorizados de forma satisfatória ou muito satisfatória pelos visitantes; nos do grupo respeitante ao usufruto direto, a satisfação e a muita satisfação foram sempre superiores à insatisfação embora com alguns sinais de alerta na insatisfação, nos preços praticados, o grau de insatisfação rondou os 40%, e na qualidade das infraestruturas verificaram-se os maiores sinais de insatisfação por parte dos visitantes. As propostas de melhoria e recomendações foram: não deixar lixo nas praias, melhoria do saneamento, condições das estradas, informações e guias turísticos, condições de alojamento e de ecoturismo, transportes públicos em Díli e nos Distritos, animação, atração turística e gastronomia tradicional.

Palavras-chave : Timor-Leste; turismo; visitantes; atividade turística; infraestruturas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )