SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número4Características qualitativas de sete cultivares produtoras de figos lamposQualidade fisiológica e quebra da dormência de sementes de Sclerocarya birrea armazenadas em diferentes períodos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Ciências Agrárias

versão impressa ISSN 0871-018X

Resumo

PALERMO, Giovana P. et al. Analise da qualidade do café submetido a fermentação semi carbônica. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2023, vol.46, n.4, pp.51-60.  Epub 05-Ago-2023. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/rca.30167.

O objetivo deste trabalho foi avaliar a fermentação semi-carbônica como tratamento pós-colheita de café submetido a diferentes tipos de processamento sobre a qualidade do café e sobre a incidência de fungos. O experimento foi conduzido no IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes, Brasil, em delineamento em blocos ao acaso. Foi realizado com 9 tratamentos considerando os frutos em diferentes estádios fenológicos fermentados e não fermentados. Foram analisados os parâmetros físicos, químicos, microbiológicos e a qualidade sensorial do café. A qualidade sensorial dos cafés cereja verde+maduro e verde claro melhorou significativamente, apresentando diminuição na incidência dos fungos Cladosporium. O café fermentado apresentou tonalidades mais avermelhadas. O processo de fermentação melhora a qualidade dos grãos de café verde claro e verde + maduro. O processo de fermentação semi-carbônica afeta resultando em cerejas de café com tons avermelhados. A fermentação semi-carbônica reduz a incidência de fungos Cladosporium, sem alterar a qualidade do café.

Palavras-chave : Frutos verdes; Cladosporium; perfil sensorial; condutividade elétrica.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )