SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1-2Doença de Addison e gravidezTrombocitopenia e Sarcoidose: apresentação de um Caso clínico e revisão da literatura índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Arquivos de Medicina

versão On-line ISSN 2183-2447

Resumo

RODRIGUES, Carla Tovim et al. Epilepsia e gravidez: que conduta? A propósito de um caso clínico. Arq Med [online]. 2005, vol.19, n.1-2, pp.39-41. ISSN 2183-2447.

A epilepsia representa a patologia neurológica mais comum durante a gravidez. Na maioria dos casos decorre sem intercorrências mas o risco obstétrico e de complicações neonatais está aumentado. Os antiepilépticos estão associados a um risco duas a três vezes maior de malformações major. Os autores apresentam o caso clínico de uma grávida com epilepsia desde os 20 anos de idade e de difícil controlo. A primeira gravidez, na qual esteve medicada com valproato de sódio, terminou às 23 semanas de gestação por diagnóstico de espinha bífida. Posteriormente foi medicada em pré-concepcional com carbamazepina e suplementos de ácido fólico. Engravidou após um bom controlo da doença, tendo esta gravidez decorrido sem complicações.

Palavras-chave : gravidez; epilepsia; vigilância pré-natal; anti-epilépticos; defeitos do tubo neural; profilaxia com ácido fólico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons