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Arquivos de Medicina

versión On-line ISSN 2183-2447

Resumen

HESPANHOL, Alberto; RIBEIRO, Orquídea  y  COSTA-PEREIRA, Altamiro. Assegurar qualidade no Centro de Saúde São João: Satisfação dos Utentes. Arq Med [online]. 2005, vol.19, n.5-6, pp.191-197. ISSN 2183-2447.

Objectivos: Conhecer a satisfação global dos utentes do Centro de Saúde São João, bem como a sua satisfação com os diferentes aspectos do Centro de Saúde. Métodos: Questionário de auto-resposta distribuído a todos os utentes que recorreram ao Centro de Saúde São João durante uma semana de selecção aleatória (10 a 14 de Maio de 2004). Resultados: Quinhentos e setenta e seis utentes (78%) responderam ao questionário. Todas as variáveis de satisfação dos utentes com o Centro de Saúde e com os seus diferentes aspectos apresentam valores elevados de medianas, de percentis 90 e de percentis 10, com excepção dos seguintes aspectos: 19,11 e 7 por cento dos inquiridos discorda maioritariamente com, respectivamente ‘Estou satisfeito com o tempo que demoro até conseguir a marcação de uma consulta’, ‘Espero pouco tempo neste Centro de Saúde, desde a altura que chego, até ser atendido(a)’ e ‘É fácil deslocar-me até este Centro de Saúde’. Conclusão: Os utentes do Centro de Saúde São João apresentam níveis elevados de satisfação com os cuidados de saúde prestados, com excepção dos tempos de espera. Este problema de qualidade deve ser seleccionado para desencadear vários Ciclos para Assegurar Qualidade, integrados num Programa para Estabelecer um Sistema para Assegurar Qualidade no Centro de Saúde São João.

Palabras clave : cuidados de saúde primários; satisfação dos utentes.

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