SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4Origem anómala da artéria coronária esquerda a partir do seio coronário direito com percurso inter-arterial, em doente de 75 AnosEvolução do pensamento epidemiológico: O Ser de uma Disciplina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Arquivos de Medicina

versión On-line ISSN 2183-2447

Resumen

PELETEIRO, Bárbara. Factores de risco para o desenvolvimento de metaplasia intestinal da mucosa gástrica . Arq Med [online]. 2006, vol.20, n.4, pp.115-119. ISSN 2183-2447.

A infecção por Helicobacter pylori afecta mais de 50% da população adulta mundial, à qual são atribuídos cerca de dois terços de todos os casos de cancro, mas apenas uma pequena proporção de indivíduos infectados desenvolve a doença. Actualmente, a carcinogénese gástrica é interpretada como um processo multifactorial em que exposições ambientais (infecção por H. pylori e factores comportamentais) e a susceptibilidade genética contribuem para a ocorrência de cancro. O estudo dos factores de risco para as lesões pré-cancerosas é um importante campo de investigação com potencial para melhorar o conhecimento acerca da etologia do cancro do estômago e possibilitar o desenvolvimento de estratégias de prevenção.

Palabras clave : cancro do estômago; lesões pré-cancerosas; metaplasia intestinal; Helicobacter pylori; factores de risco.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons