SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4Tuberculose Cutânea num Doente Imunocomprometido índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Arquivos de Medicina

versión On-line ISSN 2183-2447

Resumen

SANTOS, Catarina  y  LUNET, Nuno. Demência e Deterioração Cognitiva: Frequência e Factores de Risco. Arq Med [online]. 2010, vol.24, n.4, pp.141-149. ISSN 2183-2447.

A demência é a entidade nosológica neurodegenerativa mais comum e a sua frequência tende a aumentar, reflectindo a tendência mundial de envelhecimento da população. É uma das principais causas de morte e é responsável por uma morbilidade expressiva, que se traduz em níveis elevados de dependência de terceiros e institucionalização. Numa perspectiva de gestão de recursos, torna-se assim fundamental a caracterização epidemiológica desta entidade, nomeadamente a sua distribuição geográfica, os factores de risco que se lhe associam e o seu impacto na saúde das populações. Uma vez que não existem até à data tratamentos modificadores do curso da doença, justifica-se um investimento na identificação de factores de risco modificáveis que possam ser alvo de estratégias de prevenção. Os diversos estudos epidemiológicos conduzidos nesse âmbito têm vindo a reforçar a associação entre os principais factores de risco cardiovasculares e a deterioração cognitiva.

Palabras clave : demência; epidemiologia; factores de risco; carga de doença.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons