SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Hipertensão Pulmonar no Recém-nascidoHepatite C e Gravidez: Uma Revisão da Literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Arquivos de Medicina

versión On-line ISSN 2183-2447

Resumen

CASTRO, Elisabete. O Papel dos Produtos Finais de Glicosilação Avançada na Nefropatia Diabética. Arq Med [online]. 2011, vol.25, n.1, pp.27-37. ISSN 2183-2447.

A nefropatia diabética (ND) constitui a principal causa de doença renal crónica, afectando, actualmente, cerca de 15-25% dos diabéticos tipo 1 e 30-40% dos diabéticos tipo 2. Várias décadas de extensa investigação têm tentado elucidar acerca das diversas vias patogénicas implicadas no desenvolvimento da ND. Os produtos finais de glicosilação avançada (PGAs) são um grupo heterogéneo de proteínas, de lípidos e de ácidos nucleicos aos quais os resíduos glucídicos estão covalentemente ligados. A formação dos PGAs está aumentada em situações de hiperglicemia e é também estimulada pelo stress oxidativo. Para além de se poderem ligar de forma não-específica às membranas basais e modificar as suas propriedades, os PGAs são também capazes de induzir respostas celulares específicas ao interactuarem com os seus receptores. Os PGAs estão envolvidos nas alterações estruturais das nefropatias crónicas através do seu papel indutor de esclerose glomerular, fibrose intersticial e atrofia tubular. Estes efeitos contribuem assim para a fisiopatologia da generalidade das doenças renais crónicas, mas de forma mais proeminente para a da ND. Com esta monografia pretendemos fornecer uma visão geral das diferentes vias implicadas na patogénese da ND, enfatizando o papel dos PGAs e revendo a informação relativa às perspectivas terapêuticas que têm vindo a ser exploradas ao longo da última década, que incidiram na actuação ao nível da formação e degradação dos PGAs, bem como na interacção com os seus receptores. Espera-se que, ao longo dos próximos anos, algumas destas terapêuticas promissoras venham a ser avaliadas em contexto clínico e possam contribuir para a redução da incidência da ND e dos pesados encargos médicos e económicos por ela acarretados.

Palabras clave : nefropatia diabética; produtos finais de glicosilação avançada; receptor dos produtos finais de glicosilação avançada; tratamento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons