SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número5Perturbação afectiva bipolar, disfunção cognitiva e demênciaHospital de Dia em Psiquiatria Comunitária: Continua a Ser Uma Alternativa nos Cuidados de Saúde Mental? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Arquivos de Medicina

versión On-line ISSN 2183-2447

Resumen

OLIVEIRA, Ana  y  MASSANO, João. Síndrome de Gilles de La Tourette: Clínica, diagnóstico e abordagem terapêutica. Arq Med [online]. 2012, vol.26, n.5, pp.211-217. ISSN 2183-2447.

A síndrome de Gilles de La Tourette (SGT) é uma situação frequente, com início dos sintomas tipicamente na infância. Nesta doença existe uma combinação variável de tiques motores e vocais, pensamentos obsessivos e compulsões, perturbação de hiperactividade com défice de atenção e outras comorbilidades, como depressão e ansiedade. É uma doença benigna mas frequentemente incapacitante e estigmatizante, sendo os doentes muitas vezes mal compreendidos e a doença mal diagnosticada ou incorrectamente tratada. O processo de diagnóstico mantém-se assente numa cuidadosa observação clínica e o tratamento é indispensável para a melhoria da qualidade de vida dos doentes e suas famílias. Este artigo apresenta uma revisão clínica actualizada e pragmática sobre a SGT, nomeadamente os sintomas, a forma correcta de os explorar e de diagnosticar a doença, bem como as variadas abordagens terapêuticas a considerar. A estimulação cerebral profunda é uma terapêutica de fim de linha a ter conta, que será também abordada no texto.

Palabras clave : Síndrome de Tourette; tiques; perturbação obsessiva-compulsiva; perturbação de hiperactividade com défice de atenção; anti-psicóticos; estimulação cerebral profunda.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons