SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número6Estado de saúde e estilos de vida dos idosos portugueses: O que mudou em 7 anos?Cirurgia laparoscópica de incisão única: passado, presente e futuro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Arquivos de Medicina

versión On-line ISSN 2183-2447

Resumen

TEIXEIRA, Marta S. S. Ribeiro. Stress oxidativo e dano no DNA na doença inflamatória intestinal. Arq Med [online]. 2013, vol.27, n.6, pp.248-255. ISSN 2183-2447.

A doença inflamatória intestinal (DII) é uma patologia crónica associada ao aumento do risco de carcinoma colorretal (CCR). Este risco está relacionado com o stress oxidativo que acompanha o processo inflamatório crónico verificado no intestino destes doentes. O stress oxidativo, entre outros aspetos, pode causar danos cumulativos no DNA, de forma direta ou indireta, esta através da peroxidação lipídica. O stress oxidativo pode igualmente comprometer a resposta antioxidante e os mecanismos de reparação do DNA. Estes fenómenos, em conjunto, parecem contribuir para a mutagénese e, consequentemente, para o processo de carcinogénese associado à DII. No futuro, a deteção destas lesões pode contribuir para o rastreio, diagnóstico, tratamento e seguimento de doentes com DII e risco aumentado de CCR. Neste trabalho apresenta-se uma revisão dos principais mecanismos através dos quais o stress oxidativo pode condicionar dano no DNA em doentes com DII.

Palabras clave : Doença inflamatória intestinal; espécies reativas; stress oxidativo; dano de DNA; peroxidação lipídica; carcinogénese.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons