SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número5Síndrome da Criança abanada: abordagem diagnóstica índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Arquivos de Medicina

versão On-line ISSN 2183-2447

Resumo

PEREIRA, Cláudia  e  BRANDAO, Isabel. Uma perspetiva da psicopatologia da obesidade. Arq Med [online]. 2014, vol.28, n.5, pp.152-159. ISSN 2183-2447.

A obesidade é um dos problemas de saúde mais importantes do século XXI, afetando milhões de pessoas em todo o mundo, e é atualmente uma importante causa de mortalidade e morbilidade. Para além disso, as patologias psiquiátricas, tais como a Depressão e Ansiedade, têm vindo a crescer significativamente, possuindo um impacto relevante no quotidiano dos indivíduos. A existência de associações positivas entre a obesidade e as Perturbações do Humor e da Ansiedade, com diferentes graus de expressão, parece ser um achado frequente na literatura. No entanto, permanece uma questão: quais os mediadores destas relações? A existência de vários mecanismos de interação biológica (imuno-inflamatórios, alterações hormonais e endócrinas) contribui para a coocorrência da obesidade com as Perturbações do Humor e da Ansiedade. Alterações nas cascatas inflamatórias, nas hormonas reguladoras do apetite (leptina, adiponectina e resistina) e no eixo hipotálamo-hipófise-supra-renal podem constituir mecanismos de correlação entre as patologias psiquiátricas e a obesidade. Para além disso, é indispensável ter em atenção os efeitos psicológicos associados à obesidade, tais como a baixa autoestima e os mecanismos de coping patológicos, como o emotional eating. Por outro lado, a utilização de fármacos para tratamento das patologias psiquiátricas e determinados fatores genéticos contribuem de forma positiva para a associação entre as Perturbações do Humor e da Ansiedade e a obesidade. Após esta análise da psicopatologia na obesidade, torna-se fundamental alertar os profissionais de saúde para a presença de psicopatologia em doentes obesos (e vice-versa), já que a coexistência destas patologias repercute-se no tratamento eficiente destes doentes.

Palavras-chave : obesidade; perturbações do humor; perturbações da ansiedade; associação; comorbilidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons